O Impacto do Lixo – Pegada de lixo


A Abrangência do Impacto

No atual âmbito urbano, a demanda crescente por recursos naturais e matéria-prima para a fabricação diversos produtos para o nosso consumo causam efeitos negativos em uma área maior que os limites administrativos da cidade, ou seja, impactando as chamadas áreas de influência. Os impactos, pegada, vão bem além dos limites das cidades e de seus centros urbanos. Abaixo vemos um exemplo de fluxo linear de energia:

 

aa

Créditos: Improving energy e material flow

 

Ao se refletir sobre a abrangência do impacto é necessário se considerar não só o produto em seu consumidor final, é preciso lembrar o impacto causado ao extrair a matéria prima do produto, sua fabricação, o transporte, a embalagem do produto, o consumo e seu descarte final. Segundo o artigo Living Planet Report 2008, a Pegada Ecológica recomendada para que a biocapacidade da terra possa garantir uma vida sustentável seria de 2,1 ha/ano por pessoa. Países como a China e o Reino Unido, por exemplo, são considerados “devedores ecológicos” pois sua demanda supera esta média. O Brasil, junto com outros países, pode ser considerado “credor ecológico” e usualmente exporta sua riqueza natural, em forma de carne, cereais entre outros.

 

bb

Créditos: Living Planet Report 2008 (biocapacidade da terra)

O Impactos dos Resíduos Sólidos

O impacto dos resíduos é proveniente de todos os recursos minerais, água e energia que foram necessários para produzir aquele bem ou produto assim como os impactos da sua posterior disposição no meio ambiente. Os resíduos orgânicos, principalmente restos de alimentos, são um dos principais vilões no cálculo total da pegada. Abaixo vemos a Pegada ecológica de Londrina PR, onde o lixo representa o segundo item mais importante na pegada do município.

cc

Cristiane Kleba Lisboa, Mirian Vizintim Fernandes Barros, 2010

O Impacto na Atmosfera – Efeito Estufa

Segundo Manthis Wakernagel um dos criadores da pegada ecológica cada hectare de área verde absorve 1,8 t de CO2. Cada 3 kg de lixo são liberados para a atmosfera 1 kg de CO2 de equivalente. Dividindo esta área pela população obtêm-se a pegada por habitante.

O lixo quando depositado irregularmente em lixões ou em aterros inadequados ocorre a eliminação de metano que é muito nocivo para a atmosfera. Por isto é importante que você reduza a sua pegada de lixo!

1 – Planeje bem suas as compras, buscando evitar o desperdício e visando a não geração de resíduos

2 – Utilize a impressora apenas quando for necessário e use os dois lados do papel

3 – Tenha sempre sua caneca ou garrafinha de água, evitando o uso de copos descartáveis

4 – Escolha produtos com menos embalagens. Evite produtos embalados individualmente. Prefira produtos a granel, não descartáveis, embalagens retornáveis e produtos que possuam refil

5 – Separe seu lixo seco do lixo úmido (orgânico), assim você proporciona a realização da coleta seletiva de qualidade, evitando a contaminação dos recicláveis

6 – Prefira sacolas retornáveis para carregar suas compras, as mochilas são grandes aliadas na hora das compras

7 – As cascas de alimentos e o pó de café, por exemplo, podem ser reutilizados como adubo para vasos e jardins, pratique a compostagem doméstica!

8 – Lembre-se, o importante é fazer a SUA parte!!!